Nova Plataforma ensina português a estrangeiros

Gaibéu
Seguir

Gaibéu

O Gaibéu é um espaço informativo feito por gentes da terra, em formato jornalístico. Ou não.
Notícias, reportagens, entrevistas, opinião, podcasts, lugares e sabores, tudo isto no mesmo pacote.
Do concelho de Vila Franca de Xira para o mundo. E vice-versa.
gaibeu@gaibeu.pt.
Gaibéu
Seguir
Aprender português é agora mais fácil

O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) lançou, no passado dia 27 de Maio, uma plataforma online, que permite a adultos falantes de outras línguas aprender o português europeu em modelo de e-learning.

Na plataforma, o utilizador pode praticar a língua em actividades linguísticas de compreensão do oral, da leitura e da produção escrita, assim como aprender vocabulário e gramática imprescindíveis ao domínio da língua.

A plataforma dispõe de dois níveis de aprendizagem, nível A e nível B, que estão separados em “O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Elementar no País de Acolhimento” e “O Português para Falantes de Outras Línguas – O Utilizador Independente no País de Acolhimento”. Estes níveis correspondem aos apresentados no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) elaborado pela Unidade de Política Linguística do Conselho da Europa que orienta a aprendizagem e avaliação das línguas na Europa e em muitos países de outros continentes.

 

Os 24 módulos temáticos funcionais, apresentados nos formatos texto, áudio, vídeo e imagem da plataforma proporcionam também o desenvolvimento do conhecimento socio-cultural e da consciência inter-cultural através da evolução das competências gerais e linguísticas.

Neste momento, a plataforma apenas se encontra disponível em português e inglês, mas em breve estará acessível noutras línguas como a árabe, mandarim e romena.

Aceder à Plataforma de Português Online

Fonte e imagem: Alto Comissariado para as Migrações

Comentários

Comentários

Gaibéu

O Gaibéu é um espaço informativo feito por gentes da terra, em formato jornalístico. Ou não. Notícias, reportagens, entrevistas, opinião, podcasts, lugares e sabores, tudo isto no mesmo pacote. Do concelho de Vila Franca de Xira para o mundo. E vice-versa. gaibeu@gaibeu.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 − ten =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.