Dia de Festa em Vila Franca

Luís Capucha
Latest posts by Luís Capucha (see all)

No passado sábado, dia 4 de junho, Vila Franca esteve em Festa. Esta terra respira de forma diferente e transpira alegria em dia de toiros, e isso sentiu-se bem. Bastava andar nas ruas à noite, para se perceber que de dia tinha havido toiros.

Logo pela manhã a velhinha Palha Blanco encheu-se de alegria com um treino do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira. Com muitos antigos forcados e amigos nas bancadas – incluindo algumas crianças de muito tenra idade trazidas pelos pais e avós para que aprendam desde cedo a gostar daquilo que no futuro será seu – os forcados ensaiaram de forma séria (do modo taurino como o Grupo sempre trata de se preparar) várias pegas a quatro novilhos que serviram na perfeição para a função. Antes das pegas, o cavaleiro Paulo Jorge Santos mostrou um cavalo a cada um dos novilhos, testando as aptidões dos equídeos para o toureio. O entusiasmo dos forcados foi evidente. Viram-se os mais experientes já em forma e alguns jovens a querer despontar. Animadíssima a manhã apenas ensombrada pela luxação de um ombro do forcado Ivo Carvalho, a quem desejamos rápidas melhoras. Mas logo voltou a alegria com mais pegas e um almoço de convívio em que, ao que me dizem, a dobrada estava deliciosa.

Forcados atuais e antigos depois do treino (fotografia de Maria José Garcia)
Forcados atuais e antigos depois do treino
(fotografia de Maria José Garcia)

À tarde, pelas 17h00, no cenário único do Tentadero do Cabo, decorreu a primeira Aula Prática da Federação Internacional das Escolas de Toureio da presente temporada. Os jovens alunos tiveram pela frente quatro preciosos “erales” de Falé Filipe, que deram excelente jogo, pese embora a tendência do último para “mansear” e encontrar refúgio junto ao muro.

Atuaram Francisco Morales e Pedro Aguilar “Jareño” da Escola de Málaga, e João Martins e João D’Alva da Escola José Falcão. Todos escutaram música, embora se tenham destacado João Martins, muito posto, valente e com boas maneiras, e João D’Alva, o menos experiente de todos, mas a evidenciar “coisas de novilheiro” muito boas. Com muitos aficionados nas bancadas, a tarde foi extremamente agradável e deixou vontade para vir às próximas aulas, que decorrerão nos dias 10, 11 e 18 no Tentadero do Cabo, e dia 25 de junho (dia da Inauguração da Exposição na Patriarcal dedicada ao maestro José Júlio), na Palha Blanco. Quando as coisas são bem feitas, as pessoas saem satisfeitas, e na Escola José Falcão está-se a trabalhar bem, pelo que nos foi dado observar.

Houve só um senão em todo este excelente dia de toiros. Quando é que nos começamos a organizar para não fazer cair tudo (neste caso ainda houve a Feira Medieval) no mesmo dia, evitando sobreposições e ofertas inconciliáveis?

Os jovens toureiros no Tentadero do Cabo (fotografia de José Manuel
Jovens toureiros no Tentadero do Cabo
(fotografia de José Manuel Rainho)
*Fotografia de destaque de José Manuel Rainho

[the_ad id=”10436″]

Pub

Luís Capucha

Sociólogo, professor no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Coordenador do Mestrado em Administração Escolar no ISCTE-IUL. Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena de títulos) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É membro do Conselho Nacional de Educação. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local. Escreve segundo o Acordo Ortográfico de 1990.

antunes-manuel has 29 posts and counting.See all posts by antunes-manuel