Papas de Aveia: Um mundo de possibilidades

Maria João Martinho
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Maria João Martinho

Historiadora da Arte de formação, trabalha desde 1999 na área do Património Cultural.
Adora cozinhar desde muito jovem, nutrindo um grande entusiasmo pela investigação de gastronomias internacionais, pela cozinha vegetariana e pela saúde baseada na prática alimentar.
A par da sua profissão, encontra-se actualmente envolvida em alguns projectos na vertente gastronómica, designadamente o projecto "Cozinha com Histórias", a decorrer no Palácio do Sobralinho, onde concilia a história dos alimentos à confecção de menus de degustação temáticos.
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Quem comigo priva ou quem me vai lendo por aqui, já se apercebeu certamente de que sou algo viciada em comprar livros sobre comida. O objectivo da alimentação saudável está, regra geral, no meu horizonte, e isso foi por de mais evidente quando, por ocasião do Natal do ano passado, fiz a encomenda das minhas prendas e me apercebi que tinha adquirido apenas livros dessa vertente.

 

Das várias aquisições, destaco dois livros, a que tenho dado muito uso, e que considero fundamentais para quem, tal como eu, se interessa por saber um pouco mais sobre a forma como os alimentos e os seus nutrientes podem ser um fortíssimo aliado da nossa saúde.

 

ELLA WOODWARD E AS SUAS DELÍCIAS SAUDÁVEIS

 

O primeiro intitula-se “As Delícias de Ella” (comprei a versão portuguesa, apesar de apreciar muito as originais, quando falamos de publicações inglesas), sendo a sua autora uma jovem de 24 anos que viu a sua vida virar-se do avesso há cerca de 5 anos, quando se começou a manifestar nela uma doença rara que a deixou circunscrita a uma cama durante seis meses. Este acontecimento ditou-lhe uma mudança absolutamente radical da sua vida e uma procura de bem estar e de saúde que havia perdido.

 

Ella Woodward é hoje uma vegan convicta e uma fonte absolutamente inspiradora para todos aqueles que a lêem (em que me incluo, não tivesse eu própria sido sujeita a uma situação com algumas semelhanças, quando me surgiram os primeiros sintomas de colite ulcerosa, há mais de dez anos e que me fizeram chegar aos 47 kg.

 

Uma alternativa à compra deste livro é a leitura do blogue do mesmo nome, que é tão deliciosamente apelativo quanto o livro!

 

JAMIE OLIVER NA MELHOR DA SUAS FACETAS

 

O segundo livro, “Receitas Saudáveis” é da autoria do famosíssimo Jamie Oliver, e foi certamente um dos mais adquiridos no final do ano passado.

 

Através deste livro tenho-me dedicado nos últimos tempos a encontrar alternativas à granola que consumo mais regularmente, e de que já aqui vos falei, porque sinto que o organismo necessita de variar – o meu, pelo menos, assim se comporta.

Foi aqui que encontrei uma base de granola que é convertida em pó e usada em inúmeras variantes. Para além das receitas propriamente ditas, o livro apresenta na sua parte final alguns apontamento sobre nutrição.

 

(receitas adaptadas do livro “Everyday Super Food”)

 

Granola em pó (frutos secos, sementes, aveia e frutos desidratados)
Preparo esta granola em pó ao domingo, o que permite tê-la sempre à mão para os pequenos-almoços durante a semana

 

Ingredientes

|500 g flocos aveia

|125 g mistura de frutos secos (nozes, amêndoas, noz-pecã, caju, pistachios, etc)

|60 g mistura de sementes (chia, sésamo, abóbora, girassol, linhaça)

|125 g frutos desidratados (maçã, arandos, figos, tâmaras, etc)

|raspa de 1 laranja

 

Preparação

  1. Pré-aquecer o forno a 150 C. Colocar os flocos de aveia, os frutos secos e as sementes num tabuleiro e levar ao forno a torrar durante cerca de 20 minutos, mexendo a mistura de 5 em 5 minutos.
  2. Colocar a mistura numa centrifugadora, juntar os frutos desidratados e a raspa de laranja e triturar até ficar em pó.
  3. Deixar arrefecer.
  4. Conservar num frasco de vidro hermético.
  5. Utilizar nas variantes seguintes.

 

Papas de aveia proteicas com mirtilos
A primeira possibilidade, e também a mais simples, lembra-nos as papas que as nossas avós e mães nos preparavam, com banana e sumo de laranja
A primeira possibilidade, e também a mais simples, lembra-nos as papas que as nossas avós e mães nos preparavam, com banana e sumo de laranja

 

Ingredientes (para 1 dose individual)

|50 g de granola em pó

|150 g/ 1,5 dl leite (ou em alternativa bebida vegetal, de espelta, por exemplo)

|20 g mirtilos (ou outro fruto vermelho, como framboesas, amoras ou morangos)

|20 g pistachios picados grosseiramente

|1 banana

 

Preparação

  1. Cozinhar a granola em pó com o leite ou bebida vegetal em lume moderado, durante cerca de 4 minutos.
  2. Juntar a banana em pedaços e misturar de forma a desfazer um pouco a banana.
  3. Acrescentar os mirtilos e os pistachios.

 

Sopa de kiwi com iogurte e granola em pó
imagem-3
Esta segunda sugestão é tão colorida quanto saudável e deliciosa

 

Ingredientes (para 1 dose individual)

|1 punhado de granola em pó

|2 colheres sopa iogurte natural biológico

|3 kiwis descascados

|1 punhado de espinafres

|8 folhas de hortelã

|2,5 dl água quente

|1 colher sopa mel

|2 colheres sopa sementes chia

 

Preparação

  1. Num copo misturador, triturar a hortelã com 2 kiwis, os espinafres e as sementes de chia. Acrescentar a água quente, misturando até obter uma mistura aveludada. Adoçar com o mel.
  2. Transferir para uma taça e finalizar com o iogurte, a granola em pó e o restante kiwi laminado.

 

Panquecas de granola com banana
A última possibilidade que vos apresento para utilizarem a granola em pó são umas fantásticas panquecas
A última possibilidade que vos apresento para utilizarem a granola em pó são umas fantásticas panquecas

 

Ingredientes (para 1 dose individual)

|2 colheres sopa granola em pó

|1 colher sopa farinha integral com fermento

|1 banana esmagada)

|1 ovo

|1 abacate maduro

|Sementes de sésamo pretas

|Sumo de lima

 

Preparação

  1. Misturar energicamente os 4 primeiros ingredientes.
  2. Prepapar as panquecas como habitual.
  3. Esmagar o abacate, regando com um pouco de sumo de lima e polvilhar com as sementes de sésamo

Boa semana e bons cozinhados saudáveis!!

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Historiadora da Arte de formação, trabalha desde 1999 na área do Património Cultural.
Adora cozinhar desde muito jovem, nutrindo um grande entusiasmo pela investigação de gastronomias internacionais, pela cozinha vegetariana e pela saúde baseada na prática alimentar.
A par da sua profissão, encontra-se actualmente envolvida em alguns projectos na vertente gastronómica, designadamente o projecto “Cozinha com Histórias”, a decorrer no Palácio do Sobralinho, onde concilia a história dos alimentos à confecção de menus de degustação temáticos.

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