Gaibéus

Pessoas que colaboram com o Gaibéu 

Reportagens, entrevistas, edição:

Sofia T

Sofia T

Profissionalmente tem feito imensas coisas, no entanto, aqui só se encontrará a parte civilizada.
Lê livros, conta histórias, estuda um pouco de tudo, o que lhe dá a capacidade de ver o mundo numa perspectiva alargada e de aprender depressa. Nunca pára de aprender. Vive numa insaciável busca por conhecimento e pela melhoria das suas aptidões.

Gosta de fazer bem, privilegia sempre a competência e segura-a no seu horizonte.

Se lhe perguntarem o que gosta mesmo de fazer, dirá que gosta de ler, escrever e de contar histórias. Por isso, escreve coisas em várias vozes. Eleva cada voz a um desafio que leva até ao fim e lhe serve de combustível.

Escreve em plataformas Blogger, WordPress, papel ou na areia da praia. Conta histórias em vídeo, áudio, ou texto. E edita-as todas, porque, acredita, é na edição que está a arte.

A quem interessar, nos espaços temporais que deixa em aberto, carregou fardos de palha, sacas de ração e carrinhos-de-mão cheios de estrume. Também trabalhou muitos cavalos e deu aulas de equitação, entre tantas outras coisas.
Sofia T

Latest posts by Sofia T (see all)

 

Lugares: “As Viagens do Francisco”

Francisco Brigham
Seguir

Francisco Brigham

Francisco trabalha como Designer Gráfico numa revista de viagens (Travel & Safaris).
Viajar é a sua paixão! Por isso considera-se um viajante em busca de imagens, sabores e outras curiosidades por todo o Mundo.

Escreve também aqui: "Francisco's Journey"
Francisco Brigham
Seguir

Latest posts by Francisco Brigham (see all)

 

Sabores: “Vidas à Mesa”

Maria João Martinho
Seguir

Maria João Martinho

Historiadora da Arte de formação, trabalha desde 1999 na área do Património Cultural.
Adora cozinhar desde muito jovem, nutrindo um grande entusiasmo pela investigação de gastronomias internacionais, pela cozinha vegetariana e pela saúde baseada na prática alimentar.
A par da sua profissão, encontra-se actualmente envolvida em alguns projectos na vertente gastronómica, designadamente o projecto "Cozinha com Histórias", a decorrer no Palácio do Sobralinho, onde concilia a história dos alimentos à confecção de menus de degustação temáticos.
Maria João Martinho
Seguir

 

Rádio: “Dois Dedos de Música”

Natacha Fidalgo
Seguir

Natacha Fidalgo

Natacha Fidalgo é uma vilafranquense nascida em Moçambique que mora em Macau há 4 anos.
Mãe de duas crianças, a Letícia e o Rafael, começou a sua carreira como gerente de uma loja de roupa. Tem uma licenciatura em RH, e trabalha como formadora profissional há mais de 10 anos.
Mais recentemente, e perseguindo o seu sonho de ensinar, a Natacha completou uma Pós- Graduação em Educação e tem estado a trabalhar como professora de Inglês em Macau, como parte de um projecto que visa acrescentar criatividade e pensamento crítico às salas de aula desde os 3 anos, ao nível universitário.
Tendo interesses em muitas áreas, decidiu também seguir uma carreira como animadora de rádio, coisa que já tinha feito na adolescência com um programa semanal na Rádio Lezíria, e, começou este ano o seu próprio programa na Rádio Macau.
Natacha Fidalgo
Seguir

Latest posts by Natacha Fidalgo (see all)

 

Cartoon:

Vasco Gargalo
Seguir

Vasco Gargalo

Vasco Gargalo é um cartunista português, nascido em 1977 em Vila Franca de Xira, uma cidade simpática em Portugal.
Foi pai pela primeira vez em 2011.
Trabalha como cartunista e ilustrador freelancer, colabora regularmente com a revista de domingo (CM) o seu trabalho tem sido publicado em diversos meios de comunicação nacionais e internacionais, algumas de suas melhores ilustrações podem ser vistas em jornais e revistas como "Revista Sábado"; "Jornal I"; "Courrier International", "Groene Amsterdammer Magazine"; Spotsatire Magazine "(imprensa internacional) no canal informativo France+24.
É colaborador regular no "The Cartoon Movement", participou em várias exposições e festivais em todo o território nacional, tendo participado em grandes concursos europeus de cartoons.
Em 2016, foi nomeado Embaixador Português na Associação "The United Sketches" cartoonistas que trabalham a favor da liberdade de expressão, recentemente foi reconhecido mundialmente com um trabalho sobre a guerra na Síria "Alleponica" um trabalho inspirado na obra Guernica do Picasso, este trabalho teve uma grande visibilidade por grandes jornais internacionais e nacionais, como o "The Guardian", " Buzz Feed", "Liberation"... recentemente foi convidado a expor este trabalho em França, durante este mês de Março e Julho.
Em 2016, recebeu quatro menções honrosas: -O prémio das Nações Unidas / Ranan Lurie Político Cartoon 2016, no Festival Kuwait cartoon 2016, na9ª edição do D. Quichotte Internacional Cartoon Contest / Quo Vadis Europa / Journey of Hope, no 18º Festival Mundial PortoCartoon".
Em 2014, foi premiado com um prémio especial na Competição "Bienal de Humor Luis d`Oliveira Guimarães". Em 2009, ganhou o prémio Stuart, na categoria "cartoon imprensa".
Em 2005, ganhou o Prémio Ilustração Juventude, no "Salão Nacional de Humorr" e recebeu uma Menção Honrosa na "Salão de Caricatura Luso-Galaico".

"Desenho a favor da paz e liberdade de expressão, é o seu propósito primordial !"

Blogue: "ilustragargalo"
Vasco Gargalo
Seguir

Latest posts by Vasco Gargalo (see all)

 

Fotografia:

Helder Bento
Seguir

Helder Bento

O Helder é o homem da máquina que vê o mundo através da objectiva.
E nada mais há a declarar.
Helder Bento
Seguir

Latest posts by Helder Bento (see all)

 

 

Opinião:

“Uma Palavra que nos Sirva de Espelho”

Ana Celeste Mendes

Ana Celeste Mendes

É licenciada em Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa, pós-graduada em Jornalismo pelo Iscte e Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Iscte,onde se encontra a concluir a tese de Doutoramento em sociologia. Enquanto jornalista, trabalhou sobretudo na imprensa de Saúde e na Imprensa Médica - aSaúde, a ciência e a medicina foram, no jornalismo e na academia,as suas áreas de eleição. Entre 2005 e 2015 foi docente de sociologia da Saúde na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha.
O estudo que desenvolveu sobre a sociedade moderna e as estruturas que lhe dão corpo e a observação da forma como a existência do indivíduo contemporâneo conflui maioritariamente para o cansaço generalizado, a desidentificação e falta de sentido face à existência, levou-a a procurar, juntos das Filosofias Milenares do Oriente, concepções e práticas que, diferentes e distantes das nossas, equilibrem a forma de vida das sociedades ocidentais. Foi na persecução deste objectivo que se Diplomou em Medicina Chinesa da Universidade de Medicina Chinesa Dr. Pedro Choy, dedicando-se, actualmente, à prática clínica da Medicina Chinesa.
A prática regular do Yoga Sánkhya veio contribuir para a consolidação da ideia de que, detendo um conhecimento técnico e científico inigualável e a possibilidade de óptimas condições materiais de vida, as sociedades do ocidente necessitam de se equilibrar, através da introdução de um ritmo de vida mais consonante com a Natureza do Indivíduo e do Cosmos. É de acordo com esta visão, seguindo esta tónica, que se dará, através de crónicas semanais, a colaboração com o Gaibéu.
Ana Celeste Mendes

Latest posts by Ana Celeste Mendes (see all)

 

Opinião:

Ana Paes
Seguir

Ana Paes

"Coração maior, gosta das manhãs. Irrita-se com a incompetência, mas dedica a sua vida a acabar com ela. Tira, dos sorrisos das crianças, a força que a faz levar tudo à frente. Correcta, honesta, franca, de sorriso fácil. Quem a conquista, jamais a perderá." - SUSANA DINIZ

Ana Paes é educadora de infância e professora de música.
Escreve também aqui: "Os filhos dos outros"
Ana Paes
Seguir

Latest posts by Ana Paes (see all)

 

Luís Capucha

Luís Capucha

Sociólogo, professor no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Coordenador do Mestrado em Administração Escolar no ISCTE-IUL.
Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena de títulos) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É membro do Conselho Nacional de Educação. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local.
Escreve segundo o Acordo Ortográfico de 1990.
Luís Capucha

Latest posts by Luís Capucha (see all)

 

Maria José Vitorino

Maria José Vitorino

É professora desde 1976, bibliotecária desde 1990 e formadora certificada desde 1998. Publica regularmente artigos e comunicações em publicações especializadas, Congressos e Seminários, integrando a equipa de peer-review da IASL. Tem participado na organização de Conferências, Encontros e outros eventos nacionais e internacionais. Entre 1998 e 2014, trabalhou na Rede de Bibliotecas Escolares apoiando projetos e equipas de diversos concelhos. De 2004 a 2008, coordenou, com Amália Bárrios e Ana Melo, o THEKA Projeto Gulbenkian de Formação de Professores para o Desenvolvimento de Bibliotecas Escolares. Licenciada em História (1977), é pós-graduada em Ciências Documentais-Bibliotecas e Documentação (1990) e em Gestão e Curadoria da Informação (2015), e mestre em Ciências da Educação - Educação e Leitura (2007). Participa como associada e dirigente em diversas associações, nacionais e internacionais, tais como: BAD Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, APMNR Associação Promotora do Museu do Neorealismo, APCEP Associação Portuguesa de Cultura e Educação Permanente, IASL International Association for Schoollibrarianship, ENSIL European Network for School Libraries and Information Literacy, Associação Forum Manifesto. É aderente do Bloco de Esquerda desde a sua fundação. Em 2009 recebeu o prémio IASL Schoollibrarianship e em 2010 oCidadão d'Honra-Mérito Cultural atribuído pela Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira. Fundou em 2014 a Laredo Associação Cultural, sendo membro da Direção. Reside em Vila Franca de Xira.
Maria José Vitorino

Latest posts by Maria José Vitorino (see all)

 

Maria Pereira

Maria Pereira

Sou Maria Pereira, velhota do Minho, residente por Vila Franca há cerca de sessenta anos.
Sou uma mulher muito rica, de afectos: tenho cinco filhos, oito netos e oito bisnetos.
Conheço muita gente e muitas histórias de vida, episódios e factos, que, (penso eu) é pena perderem-se.
Um dia, quando eu partir definitivamente, levo-os comigo?
Não gostaria que assim fosse, por isso, a pouco e pouco, atrevo-me a contar as minhas memórias
de outras gentes, algumas em que, por isto ou aquilo, me envolvi e que me ficaram no coração.
Pela emoção, pelo carinho, pela raiva, pela impotência. Algumas apenas por que tiveram graça.
Maria Pereira

Latest posts by Maria Pereira (see all)

 

Rui Brito Fonseca
Seguir

Rui Brito Fonseca

“Expatriado” – no sentido em que está fora do seu destino de nascimento - da minha cidade há mais de uma década por opção, mas Vila-franquense por nascimento e convicção, sou um apaixonado pela cidade (onde me fiz gente) e pelo rio que a constrange.
Doutorado em Sociologia e com um percurso superior a 10 anos na investigação científica, sou docente no ensino superior e consultor.
Mais que tudo, é o prazer de comunicar e a necessidade de exprimir conhecimentos e interpretações das realidades quotidianas que me fazem abraçar este projecto. Espero ser útil…
Rui Brito Fonseca
Seguir

 

Sérgio Lopes

Sérgio Lopes

Chamo-me Sérgio Lopes, tenho 33 anos e nasci a 16 de Abril de 1982.
Moro na Póvoa de Santa Iria.
Sou tetraplégico desde o dia 5 de Maio de 2003 na sequência de um acidente pessoal com uma queda de um tecto de uma obra numa casa de férias.
Trabalhei como pasteleiro durante 4 anos antes do acidente.
Faço parte da Mithós-Histórias Exemplares, do Movimento (d)Eficientes Indignados e colaboro com o Centro de Vida Independente.
Continuo ligado aos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria como bombeiro de 2ª Classe no quadro de reserva.
Sérgio Lopes

Latest posts by Sérgio Lopes (see all)

 

Susana Diniz

Susana Diniz

"Sorriso de menina. Mulher. Determinada. Inteligente. Aperta nas mãos o coração de gente mas guarda no peito as cicatrizes da vida. Amiga. Sincera. Gosta de abraços sinceros e prolongados. Gosta tanto de loucuras como de silêncios. Acredita no olhar quando as palavras o desmentem. Gosta dos que ousam discordar. Dos que a fazem sorrir e a deixam sonhar."
ANA RUTE
Susana Diniz

Latest posts by Susana Diniz (see all)