Educar pela Música

Ana Paes
Seguir

Ana Paes

"Coração maior, gosta das manhãs. Irrita-se com a incompetência, mas dedica a sua vida a acabar com ela. Tira, dos sorrisos das crianças, a força que a faz levar tudo à frente. Correcta, honesta, franca, de sorriso fácil. Quem a conquista, jamais a perderá." - SUSANA DINIZ

Ana Paes é educadora de infância e professora de música.
Escreve também aqui: "Os filhos dos outros"
Ana Paes
Seguir

Latest posts by Ana Paes (see all)

Falar da importância da música para o desenvolvimento da criança, é como falar da importância de ensinar mais ou menos vocabulário a uma criança.

A música possui um papel importante na educação das crianças, na medida em que contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afectivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A música é um meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma forma de linguagem.

Felizmente que, hoje em dia, começamos a estar mais consciencializados do quanto a música contribui para um bom e melhor desenvolvimento das nossas crianças.

Desde muito cedo, a música adquire grande importância na vida de uma criança e, consequentemente, muito cedo poderá contribuir para o desenvolvimento de variadíssimas capacidades. Muitas mais do que aquelas que julgamos saber ou queremos saber.

Especificamente, sendo a música uma linguagem e tendo em comum com a linguagem verbal os sons (fonologia), a estrutura que articula um discurso (sintaxe) e a possibilidade de veicular significados e emoções (semântica), uma educação musical pré-verbal ajuda a estruturar o pensamento e favorece a aprendizagem das habilidades linguísticas, matemáticas e espaciais.

A musicalização é ainda um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afectividade, também contribuindo para uma efectiva consciência corporal e de movimentação.

Contudo, não se deve esperar que apenas a escola estimule a criança. Todos os dias a criança pode e deve ser estimulada com variadas experiências musicais, rítmicas e auditivas. Permitir que faça escolhas, perceba diferenças de estilos, sons, velocidades. Possibilitar o contacto com vocabulário diferenciado, para dar a cada uma das crianças uma maior possibilidade de ampliar o seu próprio vocabulário e aumentar a curiosidade por descobrir o significado de novas palavras.

Cabe a cada um de nós educar através dos afectos, da sensibilidade e da criatividade. Educar pela música é partilhar momentos, conhecimentos e experiências. É possibilitar a cada criança crescer a saber mais, sentir mais e querer muito mais.

Comentários

Comentários

Ana Paes

"Coração maior, gosta das manhãs. Irrita-se com a incompetência, mas dedica a sua vida a acabar com ela. Tira, dos sorrisos das crianças, a força que a faz levar tudo à frente. Correcta, honesta, franca, de sorriso fácil. Quem a conquista, jamais a perderá." - SUSANA DINIZ Ana Paes é educadora de infância e professora de música. Escreve também aqui: "Os filhos dos outros"

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!