Chinesices

Sérgio Lopes

Sérgio Lopes

Chamo-me Sérgio Lopes, tenho 33 anos e nasci a 16 de Abril de 1982.
Moro na Póvoa de Santa Iria.
Sou tetraplégico desde o dia 5 de Maio de 2003 na sequência de um acidente pessoal com uma queda de um tecto de uma obra numa casa de férias.
Trabalhei como pasteleiro durante 4 anos antes do acidente.
Faço parte da Mithós-Histórias Exemplares, do Movimento (d)Eficientes Indignados e colaboro com o Centro de Vida Independente.
Continuo ligado aos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria como bombeiro de 2ª Classe no quadro de reserva.
Sérgio Lopes

Latest posts by Sérgio Lopes (see all)

 

Vamos todos fazer este exercício mental.

Fechem os olhos e pensem em todas as lojas dos chineses que existem na Póvoa. E não venham cá com aquela conversa de que nunca entraram em nenhuma, porque quase de certeza que já lá foram, nem que seja para ver aquelas cuequinhas com música para oferecer no dia dos namorados.

Agora, esqueçam lá as cuecas de música e com luzes… De todas as lojas que conhecem, quais é que não são rebaixadas, ou com uma rampa à porta?
Pois…eu também já pensei e não conheço nenhuma.
Agora vou reflectir sobre isso.

Então, mas porque é que as lojas dos chineses (sim, vou continuar a diferenciar o tipo de lojas assim) estão prontas a receber as pessoas com mobilidade reduzida, algo que está previsto na lei, e bem, e as outras lojas do comércio tradicional não estão?

Então, mas quando alguém quer abrir um estabelecimento comercial, não tem que apresentar projecto à Câmara e pedidos às Juntas e papeladas de finanças, etc., etc., etc…?

Ora, com muito pouca reflexão, sou obrigado a chegar à conclusão que a exigência feita a uns não é igualmente feita a outros.

‘‘-Ah, mas eles não pagam impostos!!…”

E acabarem com esse argumento? Nem é nada disso, como vocês gostam de botar da boca para fora. E mesmo se assim fosse, não são eles que fogem aos impostos, mas sim alguém que os isentou.

Voltando aos acessos…

Sabem aquela loja enorme que está junto à Dan Cake? Isso, aquela de dois andares.

Quando lá forem novamente, reparem em dois pormenores:

  1. Os degraus das escadas de acesso interior ao 1º andar (eles têm acesso ao primeiro andar por outra entrada da loja, que, mesmo estando fechada actualmente, é aberta no caso de ser preciso), tiveram, e bem, que ser fechados com madeira. Não porque lhes apeteceu ou ficava mais giro, mas porque foram ”obrigados” a fazê-lo porque a lei assim o exige (se quiserem é só consultar AQUI  Anexo – Secção 2.4 – Escadas);
  2. Quando lá forem, peçam para ir ao WC…nem que seja para verem um deles com o símbolo de WC adaptado. Sim, uma loja dos chineses com casa de banho adaptada, onde já se viu isto (ironia)!

”- Ah, mas há muitas lojas na Póvoa com acessibilidades!…”

Pois, isso é muito fácil dizer para quem não percebe nada do assunto, e eu nem estou para aqui a dizer que perceba.

Mas então façamos mais um momento de reflexão: WC adaptado do Centro Comercial Serra Nova. Tem?

Tem, sim, cabe uma cadeira e mal, as medidas não estão conforme os mínimos exigidos por lei, nada daquele material é adequado, etc.

Podem ir ver que ”eu deixo”, mas batam à porta porque ela não dá para trancar e depois vocês podem ficar chocados ao ver uma pessoa em cadeira de rodas a fazer coisas estranhas como…”mijar”.

Há muito que queria escrever sobre isto, mas foi ontem que tudo foi mais claro.

Fui ver aquele restaurante novo, o Sushi qualquer coisa. Pelo nome dá para ver que não é uma casa de ”francesinhas”.

Ao chegar lá, encontrei coisas como:

Entrada rebaixada, mesas espaçosas e não aquelas mesas minúsculas só para caberem mais clientes (quando até isso está previsto na lei e raramente é cumprido), casa de banho adaptada (onde, para além de se poder fazer as necessidades, ainda se pode dar um pezinho de dança, sim parece um salão).

Ao sair, pensei: ‘‘Então, mas esta gente vem aqui para o nosso país ensinar como é que um estabelecimento comercial tem de ser acessível a todos?”.

Não, eles não vêm ensinar nada. Esta é a prova de que a legislação existe, é exigida e é posta em prática. Pena é não ser assim para todos, a começar pelas Câmaras, Juntas, etc.

No mesmo ramo, temos um restaurante bem conhecido por cá, que deve estar para abrir em breve. Não tenho problema nenhum em dizer qual é o restaurante, porque se ele não vai ter acessos, o grande culpado foi quem aprovou o projecto da obra e não foi nenhum chinês, de certeza.

Ao chegar lá encontrei coisas como:

Um degrau à entrada. Pois, não dá para ver mais nada depois disso.

”- Você deve ter a mania que é engenheiro ou arquitecto…”

Não, não sou, mas é graças ao péssimo trabalho que eles fazem que eu não saio de casa sem programar onde posso ir, sem ter que ir para a estrada, se os estabelecimentos são acessíveis a todos (sim, a todos), se tenho transportes públicos para mim, …

Mas estas diferenças de cumprimento da lei, não é só nos estabelecimentos comerciais.

Muito resumidamente:

Se alguém com mobilidade condicionada quiser ser atendido num balcão das finanças em Vila Franca, aconselho a pedirem para serem atendidos numa loja dos chineses.

Sempre são atendidos debaixo de um tecto, sem ser na rua ou dentro do carro, e se quiserem ir à casa de banho há sempre uma adaptada.

Grandito, este texto, para quem só ia escrever três ou quatro linhas.
Mas não é tão grande como os obstáculos que ”nos” criam constantemente todos os dias em todo o lado…

Imagem: Pixabay

Comentários

Comentários

Sérgio Lopes

Chamo-me Sérgio Lopes, tenho 33 anos e nasci a 16 de Abril de 1982. Moro na Póvoa de Santa Iria. Sou tetraplégico desde o dia 5 de Maio de 2003 na sequência de um acidente pessoal com uma queda de um tecto de uma obra numa casa de férias. Trabalhei como pasteleiro durante 4 anos antes do acidente. Faço parte da Mithós-Histórias Exemplares, do Movimento (d)Eficientes Indignados e colaboro com o Centro de Vida Independente. Continuo ligado aos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria como bombeiro de 2ª Classe no quadro de reserva.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!